Nos anos 2000, a Palmasola segue em expansão e inovação. Nesse período, inaugura sua filial em Brasnorte-MT, inicialmente dedicada ao beneficiamento de madeira serrada e, a partir de 2003, também à atividade de laminação.
O mesmo ano marca outro grande avanço: a construção das usinas termoelétricas na unidade de Palma Sola (SC), garantindo à empresa autossuficiência energética.
Em 2010, a Palmasola reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao iniciar um programa de melhoramento genético de florestas de eucaliptos, conquistando, nesse mesmo período, o certificado FSC de manejo florestal responsável — um selo de reconhecimento internacional.
Dois anos depois, em 2012, investe na modernização de suas operações florestais, com a mecanização da colheita por meio da aquisição dos primeiros conjuntos de Harvester e Forwarder.
Em 2013, mais uma conquista: a obtenção da certificação ISO 9001, o selo de qualidade mais reconhecido no mundo, que atesta excelência na gestão de processos.
O compromisso com a inovação segue firme. Em 2016, a empresa constrói seu próprio viveiro florestal, dedicado à produção de mudas clonais de eucalipto, desenvolvidas a partir do seu programa de melhoramento genético.
E, em 2018, a Palmasola dá um passo importante na sua gestão, adotando um novo modelo de governança corporativa, com a formação de um conselho de administração, reforçando sua visão de futuro e sustentabilidade no longo prazo.
Os anos que se seguem refletem o resultado de décadas de trabalho, visão estratégica e comprometimento com a sustentabilidade, a inovação e a excelência. A Palmasola mantém um ritmo constante de crescimento, fortalecendo suas operações, consolidando sua presença nos mercados em que atua e expandindo sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde está inserida.
O legado construído até aqui segue sendo o alicerce de um futuro promissor, pautado em responsabilidade, solidez e na busca permanente pela excelência em tudo que faz.